Notícia

O Rugby chega e Conquista - via Flair Play

11/02/2015

 O Rugby chega e Conquista

 
 
 
Um esporte com tradição em países de língua inglesa está conquistando adeptos no Brasil, e chegou em Vitória da Conquista há três anos, trazido de São Paulo por um estudante de Educação Física. O time Ymborés Rugby Club já venceu dois campeonatos regionais.
 
Para um leigo esse esporte pode parecer com o Futebol Americano, mas segundo o presidente do time Ymborés, Gabriel Couto, não tem qualquer semelhança, além da bola oval e que ambos nasceram do nosso futebol.
 
Na Bahia já existe uma Federação, que está se preparando para associar à Confederação Brasileira, com os times de Salvador, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista e Porto Seguro.
 
O time Ymborés, apesar de não ter patrocinadores, segue participando de campeonatos. Agora, ele está treinando na Arena da AABB, para participar de um campeonato de Beach Rugby que vai acontecer em Morro de São Paulo, no mês de março.
 
 
 
 
 
O Ymborés começou com um time masculino. Mas, logo as primeiras mulheres começaram a jogar, mesmo com os homens, até que tiveram um número que formasse o time feminino. Hoje, a quantidade de mulheres treinando Rugby em Conquista é semelhante à de homens.
 
Violência
 
O Rugby é um esporte de contato. No entanto, não é violento. Gabriel lembrou uma frase, que segundo ele, define muito bem o Rugby: “um esporte de brutos, jogado por cavalheiros”. O presidente também citou uma pesquisa na qual se comprova que o número de lesões no Rugby é menor que em outros esportes, a exemplo do vôlei. Ao contrário do futebol americano, não é obrigatório o uso de equipamentos de proteção, exceto o protetor bucal. (veja as fotos)
 
As leis do Rugby
 
Primeira coisa para saber: não há regras no Rugby, e sim, leis. Uma lei básica é que a bola só pode ser passada para trás, a não ser que seja com um chute para o parceiro que sair de trás. Portanto, usa-se as mãos e os pés. O principal objetivo do jogo é fazer o try, que é apoiar a bola no chão, após a linha de fundo do campo adversário. Existem outras formas de fazer pontos. Há dois tipos de penalidade: mais simples e mais graves. Para as mais simples, a penalidade é um Scrum: disputa em que oito de cada time forma um paredão e disputam a bola. Para faltas mais graves, o Penal, um chute com a bola apoiada no chão.
 
Interessou?
 
Para quem tem interesse em participar, os treinos do Ymborés Rugby Club acontecem aos sábados (feminino) e aos domingos (masculino), pela manhã, num campo gramado que fica a 2,5km da Uesb, na Santa Marta. É cobrada uma mensalidade de R$ 25 reais, para a compra de equipamentos e aluguel do campo. O time tem um site (www.ymboresrugby.com.br) e também está no facebook.
 
Contatos: (77) 9-8823-1843 (TIM/WHATSAPP)  / 9-8808-8271 (TIM/WHATSAPP)
 
 
MATÉRIA ORIGINAL EM: http://ofairplay.com.br/o-rugby-chega-e-conquista/
Outras Notícias

Kamakan Chiefs é campeão da primeira etapa da Liga Sudoeste de Rugby

Ymborés realiza primeira etapa da Liga Sudoeste de Rugby

Ymborés, Bicampeão Taça Suíça Baiana de Rugby de 7's

O Terceiro Tempo do Rugby

Copyright © 2015 | Èlle - Todos os direitos reservados