Notícia |
Valença, principal produtora de camarão da Bahia e conhecida pelas praias do povoado de Morro de São Paulo, vai recepcionar, nos dias 10 e 11 de dezembro, jogadores, árbitros, treinadores e dirigentes de Rugby da Bahia no 1º Congresso da Federação de Rugby da Bahia.
A decisão de realizar o congresso saiu da reunião da plenária que aconteceu na Federação de Rugby da Bahia, em setembro deste ano, que também já sinalizou os temas que serão abordados: Calendário 2017, Escola de Árbitros, Escola de Treinadores, atribuições de organização de jogos, capacitações, candidatura e filiação CBRU, entre outros temas.
Para o árbitro baiano Gabriel Couto, o Congresso tem uma grande importância “para unificar algumas ações. Claro que cada um tem seu próprio estilo, mas há procedimentos que devem ser únicos”. Afirma ainda que o Congresso “é importante para saber quais são as obrigações do árbitro”.
Segundo o jogador Glauber Sampaio, do Ymborés Rugby Club, a federação tem se organizado bem ao longo dos dois últimos anos, mas sinaliza alguns pontos que devem melhorar ainda mais, como “a arbitragem que segue irregular e requer melhoria, definir os locais de jogos e seguir com mais rigor o que for determinado. Deixar mais claro os regulamentos dos campeonatos e separar os jogos de eventos realizados pela federação, como cursos e capacitações”. O jogador avalia que em 2016 a federação fechará com saldo positivos em temos de melhorias e afirma que “esse primeiro Congresso, vai ser de extrema importância para o planejamento do ano de 2017 e dar rumo ao Rugby no estado a curto, médio e longo prazo”.