Notícia

Rugby - Esporte formador de princípios. INTEGRIDADE

21/02/2016

 INTEGRIDADE 

 
 
Nos artigos anteriores aprendemos sobre Respeito e Disciplina que são alguns dos valores do Rugby e salientamos a importância que estes exercem na atividade desportiva. 
Interessante também é ressaltar que a observância destes nas atitudes dos atletas deve ocorrer de forma espontânea, em decorrência da conscientização dos mesmos durante a  convivência em equipe. 
Neste artigo conheceremos mais um valor desta atividade desportiva de princípios valiosos, resenharemos sobre a necessidade de um caráter integro.
Essa qualidade que se agrega aos pilares do Rugby, é uma característica que o atleta busca em suas atitudes, dentro e fora do campo, agindo com honestidade.
A integridade deve ser exercida pelo jogador em todas as ocasiões imagináveis antes, durante e depois do jogo.
Quando se relata sobre a integridade antes do jogo, a visão está voltada para os treinamentos em grupo, onde o atleta se atém em corrigir suas falhas e ou defeitos muitas vezes morais, como dificuldade de relacionamento com outros atletas e insubmissão a autoridade que nesse caso seria o treinador. Ao perceber que em si há uma necessidade de mudança de conduta e ainda conseguir alcançar uma transformação, esse atleta ascende à primeira etapa da formação de um caráter integro, que é a honestidade para consigo mesmo.
Durante o jogo a integridade é necessária para que ocorram jogadas dignas e justas, pois é esse fundamento que aponta a conduta do atleta em situações as quais sua consciência e valor moral fará a diferença entre, a busca de sair do campo vencedor e sem dignidade e sair do campo perdendo um jogo e não a moral de ser um rugbier.
Após cada partida todo e qualquer atleta normalmente faz um balanço de seu desempenho, e quando este percebe que, indiferente do placar final, ele conseguiu vencer a suas limitações e que não denegriu a imagem e o caráter do atleta do time oposto, então é percebível que houve a compreensão que integridade não deve ser um valor apenas a ser absorvido, mas também exercido.
Desta forma podemos compreender que se em uma edificação que é firmada em cinco colunas não se pode tirar uma, senão ocorre o desabar, o caráter rugbier que é formado em cinco valores não se pode ter um retirado, senão ocorrerá o desabar dos princípios e a essência deste desporto.
Termino este artigo te convidando a conhecer, praticar e se envolver nesta mudança de vida, atitude e consciência que o Rugby pode te oferecer.
 
#AvanteYmborés
#INTEGRIDADE
#VALORESDORUGBY
 
 
Texto: Fernanda Gusmão - Equipe Ymborés
Outras Notícias

Kamakan Chiefs é campeão da primeira etapa da Liga Sudoeste de Rugby

Ymborés realiza primeira etapa da Liga Sudoeste de Rugby

Ymborés, Bicampeão Taça Suíça Baiana de Rugby de 7's

O Terceiro Tempo do Rugby

Copyright © 2015 | Èlle - Todos os direitos reservados