Notícia

Fernando Portugal faz sua despedida da seleção brasileira de rugby.

04/12/2015
 
Nesta sexta-feira, 21h, quando a seleção brasileira entrar em campo no Pacaembu para jogar contra a Alemanha, Fernando Portugal estará pisando pela última vez em um gramado com a camisa da seleção brasileira. Após anos sendo capitão da seleção de sevens, Portugal optou por encerrar a carreira na seleção brasileira às vésperas dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Sua última participação no sevens foi na Argentina, no mês passado, quando liderou uma equipe jovem a importantes vitórias contra seleções regionais da Aergentina. 
 
Fernando Henrique Jungers Portugal, ou simplesmente Fernando Portugal (4 de julho de 1981, em São José dos Campos), é um dos jogadores brasileiros de rugby mais conhecidos e bem sucedidos nesse esporte.
Revelado pelo São José Rugby aos 15 anos de idade, onde cresceu como jogador, conquistou títulos, até chegar à Seleção Brasileira de Rugby Junior, em 1999, quando foi convocado para a disputa do Campeonato Mundial Junior daquele ano, tendo ainda atuado na equipe adulta de sevens na Série Mundial, nas etapas de Mar del Plata e Punta del Este.
 
Em 2011, com a introdução do rugby sevens nos Jogos Pan-Americanos, em Guadalajara, Fernando é capitão da equipe que disputa pela primeira vez a competição, terminando na sétima colocação, após resultados importantes, como uma vitória sobre o Chile e o empate com os Estados Unidos na primeira fase.
Na temporada de 2014/15 do Circuito Mundial de Sevens HSBC World Sevens Series, Fernando Portugal foi o capitão da seleção brasileiras nas Etapas de Dubai, Las Vegas, Hong Kong e Londres.
Em 2015, Fernando comandou pela segunda vez a seleção nacional em Jogos Panamericanos, em Toronto, onde o Brasil terminou sua participação na sexta colocação.
 
Como o esporte tem status de amador no Brasil, não oferencendo muitas possibilidade para jogadores de alto nível, em 2005, Fernando vai para a Itália, em busca de uma oportunidade no rugby profissional da Europa, onde consegue uma vaga na equipe de Segni, que disputava na época a Série A italiana (a segunda divisão do campeonato nacional), onde jogou por dois anos, chamando atenção até da imprensa do país.
Hoje, Portugal fará sua despedida da seleção de XV. O jogador mostrou-se muito emocionado ao falar com a assessoria de imprensa do São José Rugby: "Foram muitos anos dedicados à seleção. Comecei a jogar quando o rúgbi não tinha estrutura nenhuma. Passa todo um filme na minha cabeça, mas chegou a hora".
 
Nós do Ymborés RC agradecemos por tudo o que o nosso eterno Capitão Fernando Portugal fez pelo rugby brasileiro, e desejamos todo sucesso tanto no rugby quanto fora.
 
Fonte: Site Oficial São José Rugby
www.saojoserugby,com.br
Texto: Redação Ymborés
 
Outras Notícias

Atletas do Ymborés Rugby Club foram convocadas para a Copa Cultura Inglesa 2023

Rugby na Escola Zulema Cotrim

Assembleia Extraordinária

Ymborés consegue aprovação para captação de Lei de Incentivo ao Esporte

Copyright © 2015 | Èlle - Todos os direitos reservados