Notícia

Projeto Nina oferece Capacitação de Rugby para professores de ed. física da rede municipal de Vitória da Conquista

03/06/2023

 Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), na noite desta sexta-feira (2), na UniFTC, foi realizada uma capacitação para os professores de educação física da rede municipal sobre rugby, com a coordenadora regional do projeto Nina, a ex-capitã da seleção feminina de rugby, Maria Mikaella.

Segundo o coordenador pedagógico dos anos finais da educação física e elaboração e execução de projetos esportivos da Smed, Miqueias Pereira Santos, o projeto será realizado no estádio Murilão e deverá alcançar 120 alunos que estudam nas escolas municipais das proximidades do estádio. “Além de ofertar as aulas de rugby para os alunos, o projeto prevê capacitação dos professores, pois, essa modalidade esportiva, apesar de não ser nova, não é muito praticada no Brasil. Nossa previsão é de começar as aulas já no segundo semestre”, explicou Miqueias.

Durante a capacitação, a gerente nacional do projeto Nina, Leca Jentzsch, apresentou os conceitos e regras do jogo e como essa modalidade pode desenvolver as habilidades de crianças e adolescentes. “Nossa ideia é trazer a metodologia do rugby para escolas dentro de um sistema de educação em que as crianças possam aprender, se divertir e ter êxito com isso, e, além de aprender o esporte, é desenvolver a questão cognitiva, as habilidades motoras e principalmente as habilidades sociais que ficaram muito defasadas por conta da pandemia”, destacou Leca.

O projeto Nina está sendo desenvolvido pelo time de rugby Ymborés, com atuação em Vitória da Conquista e no Planalto e tem por objetivo a formação de atletas femininas para esta modalidade. “Nós somos o único time do Nordeste que está incluído no projeto e já iniciamos as atividades no município de Planalto. Em Conquista, estamos iniciando com a capacitação dos professores da rede municipal e devemos iniciar as aulas com os alunos já neste segundo semestre”, comentou uma das responsáveis pelo projeto no município, Clare Couto.


Texto: pmvc.ba.gov.br

 

Miqueias
Mika
Leca
Clare
Aula prática na quadra da UniFtc
Outras Notícias

Atletas do Ymborés Rugby Club foram convocadas para a Copa Cultura Inglesa 2023

Rugby na Escola Zulema Cotrim

Assembleia Extraordinária

Ymborés consegue aprovação para captação de Lei de Incentivo ao Esporte

Copyright © 2015 | Èlle - Todos os direitos reservados